venerdì 26 aprile 2013

O LIXO PODE VIRAR ALMOFADA

A melhor maneira de reciclagem è não usar plástico,

mas se você for muito preguiçoso ou acha muito problematico reciclar,

pode fazer muita coisa com o lixo em vez de poluir o meio ambiente.

Por exemplo:




O LIXO PODE VIRAR ALMOFADA

 


 é só pegar um guarda-chuva , pano, camisa ou qualquer outro tecido velho, fio, agulha e sacolas plásticas, pacotes e plástico em geral.




Tem que costurar o tecido deixando uma abertura onde botar o plastico.








Depois fecha a costura e...


pronto...


é fácil, viu?

mercoledì 24 aprile 2013

I CONCURSO DE CONTOS DO M.A.L.

Para divulgar e incentivar a escrita criativa, o “Movimento Artístico Latinoamericano”,em conjunto com o projeto social “Kilombo One Love”, lançam este “I Concurso de Contos do M.A.L.”, onde cada artista e fã são bem-vindos a participar. Os três vencedores serão premiados com a estadia de uma semana no espaço cultural "Kilombo One Love" no Morro de São Paulo, Bahia, Brasil.
Espalhe, participe e conheça as regras aqui.



Regras e exigências:
  
1 - Pode participar qualquer cidadão latino-americano, independentemente da sua idade e residência atual, apresentando uma única história.

2 - Os mesmos devem ser em idioma português ou espanhol, originais e inéditos, e não ter sido premiado em qualquer concurso ou estar sujeito ao julgamento de outro concurso.

3 – A temática e a forma literária podem ser livremente escolhidas (ver ponto 4), com um comprimento mínimo de uma página e um máximo de cinco, em formato Word, página tamanho DIN A-4, em fonte Arial tamanho 12, interlineado duplo (as histórias que não respeitem esse ponto serão descartadas automaticamente).

4 - Será dada prioridade para histórias que tenham relação de qualquer tipo com nossa América Latina ou com nosso querido Bob Marley.

5 - Os trabalhos deverão ser enviados por e-mail, única forma de participação, a kilomboonelove@gmail.com, indicando no assunto “I Concurso de Contos do M.A.L.”
O conto deve ser anexado em um arquivo Word. xdoc ou .doc, cujo nome é o título da história. No corpo da mensagem deve conter as seguintes informações: nome completo, pseudônimo (se tiver), nacionalidade, número do passaporte ou identidade, data de nascimento, endereço e residência atual.

6 - O prazo de entrega dos trabalhos será até ao dia 5 de junho de 2013. Não participarão inscrições recebidas após o prazo.

7 - O júrianunciara os três vencedores do concurso, no dia 21 de junho de 2013 e será inapelável.

8 - O Movimento e o Kilomboreservam o direito a publicar os trabalhos participantes quemerecem ser expostos no site www.kilomboonelove.bolgspot.com.

9 - A apresentação das histórias deste “I Concurso de Contos do M.A.L.” implica concordar com o regulamento do mesmo.

10 - Os três vencedoresbeneficiaram de uma semana de estadia (com café da manha e almoço incluído) no espaço cultural “Kilombo One Love”, localizadono Morro de São Paulo, estado da Bahia, Brasil.

Se algum dos termos e condições se apresentam duvidosos, ou se você quiser saber sobre outras questões relativas ao presente Concurso, entre em contato conosco através do nosso e-mail kilomboonelove@gmail.com.

I CONCURSO DE RELATOS DEL M.A.L.
Con el fin de difundir y motivar la creación literaria, el “Movimiento Artístico Latinoamericano” en conjunto con el “Kilombo One Love” lanzan este “I CONCURSO DE RELATOS DEL M.A.L.” donde todo artista y aficionado es bienvenido a participar. Los tres ganadores serán premiados con una semana de estadía en el espacio cultural “Kilombo One Love” en Morro de Sao Paulo, Bahia, Brasil. Difunda, participe y conozca las bases aquí.

BASES y REQUISITOS:

1- Podrá participar cualquier ciudadano latinoamericano, cualquiera que sea su edad y actual residencia, presentando un único relato.

2- El mismo deberá ser en idioma español o portugués, original e inédito y no haber sido premiado en concurso alguno ni estar sujeto al fallo de otro certamen.

3- La temática y forma literaria serán de libre elección (ver punto 4), con una extensión mínima de una página y un máximo de cinco en formato Word, tamaño de página DIN A-4, en letra Arial tamaño 12, interlineado doble (los relatos que no respeten este punto seránautomáticamente descartados).

4- Se dará prioridad a los relatos que tengan relación de cualquier tipo con nuestra América Latina o con nuestro querido Bob Marley.

5- Las obras deberán enviarse por correo electrónico, único modo de participación, a kilomboonelove@gmail.com, indicándose en el asunto “I Concurso de Relatos del M.A.L.”

El relato deberá adjuntarse en un archivo de Word .xdoc o .doc cuyo nombre será el título del relato. En el cuerpo del mensaje deberá constar la siguiente información: nombres y apellidos, seudónimo (en caso de utilizarlo), nacionalidad, número de pasaporte o D.N.I., fecha de nacimiento, correo electrónico y residencia actual.

6- El plazo de admisión de los trabajos finaliza el día 5 de Junio de 2013. No participarán los trabajos recibidos una vez finalizado el plazo.

7- El fallo del jurado, donde se darán a conocer los tres ganadores del certamen, se hará público el día 21 de Junio de 2013 y será inapelable.

8- El Movimiento y el Kilombo se reservan el derecho a publicar las obras participantes y no premiadas que se crean dignas de ser expuestas en el sitio www.kilomboonelove.blogspot.com.

9- La presentación de relatos a este “I Concurso de Relatos del M.A.L.” implica un total conocimiento y aceptación de las presentes bases.

10- Los tres ganadores del concurso serán beneficiados con la estadía de una semana (con desayuno y almuerzo incluidos) en el espacio cultural “Kilombo One Love”ubicado en Morro de Sao Paulo, en el estado de Bahia, Brasil.

Si alguna de las bases y condiciones se le presentan poco precisas, o si desea conocer acerca de otros asuntos respecto al Concurso, no dude en consultarnos a través de nuestro correo electrónico kilomboonelove@gmail.com.
“Movimiento Artístico Latinoamericano”
“Kilombo One Love”














contatos:

Responsavel: camarada André Bonvin

 P.S.: questa foto è stata presa da un multi - blog fantastico,    http://www.liberi-pensieri.info/2013/04/nessuno-di-noi-e-libero-dichiara-liu-xia-gli-italiani-sono-diventati-cinesi-ma-non-a-loro-insaputa/    in particolare da un post dedicato alla giornata mondiale del libro e della lettura, celebrato ovunque tranne che....in italia, come sbagliarsi!!!
Fatevi un favore, leggete questo post e conoscete questo blog! axè,
E. 
http://www.liberi-pensieri.info/2013/04/nessuno-di-noi-e-libero-dichiara-liu-xia-gli-italiani-sono-diventati-cinesi-ma-non-a-loro-insaputa/
e aggiungerei:    "Metà degli italiani scrive, l'altra metà non legge." 
 (non ricordo chi ma uno che ce prende!!!)

sabato 20 aprile 2013

Dia da resistencia indigena com o grupo Mao de Luz!!!



Também neste sábado o kilombo One Love participou nas atividades educativas do grupo de mao de luz!
Laura e eu tivemos o prazer de ajudar em uma reunião especial, que  dedicada aos povos indígenos e o dia da resistencia deles, que recorreu oficialmente ontem, 19 de abril.





Ao começo as atividades habituais introdutórias: exercício, princípios de Inglês, contamos os exercícios fisicos em Inglês, Espanhol, Italiano e Francês hoje - no passado, teve de tudo!

- , um discurso sobre as propriedades do abacaxi, uma discussão com implicações ecológicas sobre as atividades realizadas de forma independente pelas crianças durante a semana, etc ...).
Então Tia Monica e Tio Cesar (para as crianças nos somos os tios e eles são os monitores ambientais da ilha) tem explicado como é importante a preservação da cultura indígena e como isso é perfeitamente aderente aos princípios ecológicos e sociais a que todos nós estamos trabalhando.
Em seguida temos construído a nossa pena indígena reutilizando garrafas de plástico e cada criança (havia pelo menos 25 esta manhã, apesar da enxurrada de três dias que estão vasculhando a ilha), com a ajuda de seus tios (havia cerca de vinte, apesar da chuva e do fato de que é sábado de manhã, e todos ansiosos para jogar) tem lixado a própria pena pra le pintar a seu gosto.
Arrumado o material de pintura, com a ajuda de Laura e também da argila que a nossa camarada foi recolher ao lado de One Love, decoramos as crianças como pequenos índios e eles fizeram o mesmo com a gente. Para acompanhar lanche de frutas e para acabar, e nos acabar também, brinquedo livre!. Eu acho que Alvaro e Bruno ainda estão lá fazendo rolar a corda feita com reutilização de sacos de compras e cantando canções para crianças que pulam sem parar.









Bem, se você estiver em Morro em um sábado de manhã e você não tem nada para fazer, ou, ainda mais, se você tem filhos entre 2 e 37 anos que gostam de brincar, aprender e rir, vem visitar os caras no grupo Mao de Luz e aqueles de nós que vai dar um pouco de apoio em troca de uma grande diversão.
Seria bom que aqueles que têm a oportunidade, lembre-se de trazer  materiais educativos pra dar uma força, sabendo que Mao de Luz è um grupo espontâneo que não recebe, nem requer penso, algum financiamento por ninguém, mas ententa fazer o em que ele acredita com as próprias forças, confiando na união e na partilha. Um pouco como o Kilombo One Love, eu acho que posso dizer hoje, com um toque de orgulho. O mesmo orgulho com que eu levei a minha pena e os meus truques neo-indigenos no caminho pra casa, só para lembrar, ou sugerir, para cidadãos e turistas que cada manhã de sábado um grupo de sonhadores loucos se reúne e compartilha com as crianças da nossa comunidade o que eles tem, o que os outros jogam e, sobretudo, o que eles são.

Esperamos ter em breve uma reportagem para o blog onde aprofundar os nossos conhecimentos sobre a galera Mao de Luz e a Eco-vila, o complexo de casas em que vivem e que se transformaram em um pequeno oásis ecológico. Pois agora você pode ver a página FB http://www.facebook.com/#!/EcovilaMaosDeLuz:. Ate logo,

E.D.P.K.


PS: Se hoje eu tivesse ficado na Itália podiam me achar protestando em Praça Montecitorio, mais estou sempre mais feliz na minha pequena ilha assim que hoje estava dando uma força a os amigos de Mao de Luz.
Boa sorte a todos na Itália, isso também vai passar.

Eu acho que, no final,  não importa muito o que fazemos. O importante é fazer, e com amor.





A este respeito, graças a Robert e ao equipe do TAO,  envolvidos em um projeto social com o qual tem levado (e estão levando) atendimento odontológico atravessa três continentes a bordo do barco do Robert (www.taoboat.blogspot.com).



Obrigado tambem porque eles  desembarcaram a Laura aquiem nossas costas e deixando-a aqui para dar uma mão. By the way, Laura lês lembra alguém?
Ate logo,
E.
E ora in italiano o quel che me ne ricordo.


Anche questo sabato il kilombo one love ha partecipato alle attività educative del gruppo mao de luz!

Io e Laura abbiamo avuto il piacere di dare una mano in un incontro speciale, incentrato sulla giornata dedicata alle popolazioni  indigene, che ricorreva ufficialmente nella giornata di ieri.

Anzitutto le consuete attività introduttive: esercizio fisico, principi di inglese, conta degli esercizi in portoghese, inglese, spagnolo, italiano e francese quest’oggi  – in passato abbiamo avuto di tutto! – discorsetto sulle proprietà dell’ananas, discussione sulle attività con risvolto ecologico svolte autonomamente dai bambini durante la settimana, etc…).

Poi la Tia Monica e Tio Cesar (per i bambini noi siamo gli zii e loro sono i monitori ambientali delll’isola) ha spiegato quanto è importante la preservazione della cultura indigena e come questa sia perfettamente aderente ai principi ecologici e sociali a cui tutti noi ci dedichiamo.

Abbiamo poi costruito la notra penna india riutilizzando la plastica di bottiglie pet e ogni bambino (ce ne erano almeno 25 stamattina, nonostante i tre giorni di diluvio che stanno ripulendo l’isola), con l’aiuto degli zii (ce ne erano una ventina, nonostante la pioggia e il fatto che sia sabato mattina, tutti desiderosi di giocare) ha poi provveduto a scartavetrare la propria penna ed a dipingerla a proprio gusto.

Riposto il materiale di pittura, con l’aiuto di Laura ed anche dell’argilla che la nostra camarada ha provveduto a raccogliere accanto alla One Love, abbiamo truccato i bambini come piccoli indios e loro hanno fatto altrettanto con noi.  A seguire e per terminare, e terminarci, merenda di frutta e gioco libero. Credo che Alvaro e Bruno siano ancora lì che fanno rollare la nostra corda fatta con riutilizzo di buste della spesa ed a cantare filastrocche per i bambini che saltano senza sosta.    

Beh, se siete al Morro di sabato mattina e non avete nulla da fare o, a maggior ragione se avete figli tra i 2 ed i 37 anni a cui piace giocare, imparare e ridere, venite a cercare i ragazzi del gruppo Mao de Luz e quellicome noi che vanno a dare un piccolo supporto a cambio di un grande divertimento.

Sarebbe carino che, chi ne ha le possibilità, porti loro materiali educativi e di lavoro, posto che sono un gruppo spontaneo che non riceve, e neanche richiede, credo, finanziamento alcuno da parte di nessuno ma cerca di fare ciò in cui crede con le proprie forze, puntando sull’unione e la condivisione. Un poco come il Kilombo One Love, penso di poter dire oggi con una punta di orgoglio. Lo stesso orgoglio con cui ho portato spasso la mia penna ed i miei trucchi indigeni fino a casa, giusto per ricordare, o suggerire, a concittadini e passanti che ogni sabato mattina un gruppo di pazzi sognatori si riunisce e condivide ciò che ha, ma soprattutto ciò che è, con i figli della nostra comunità.  


Speriamo di poter effetuare presto un reportagem per il blog dove approfondire la conoscenza con i ragazzi Mao de Luz e con la EcoVilla, il complesso di case in cui vivono e che hanno trasformato in una piccola oasi ecologica. Per il momento potete consultare la pagina FB http://www.facebook.com/#!/EcovilaMaosDeLuz.
 A presto,

E.D.P.K.

P.s.: se oggi fossi stato in italia mi avreste trovato in piazza a montecitorio invece me ne resto sempre più volentieri sulla mia isoletta (e infatti mi avreste potuto trovate a dare una mano agli amici di Mao de Luz). In bocca al lupo a tutti in italia, passerà anche questa. Non credo, alla fin fine, importi molto cosa si fa. L’importante è fare, e con amore.
A questo proposito grazie a Robert e alla ciurma del TAO che, impegnata in un progetto soiciale col quale hanno portato (e stanno portando) assistenza dentistica a cavallo di tre continenti a bordo della loro barca(www.taoboat.blogspot.com), hanno sbarcato Laura sulle nostre coste e l’ha lasciata qui a dare una mano.
 A proposito, Laura vi ricorda qualcuno?

 E.







Oficina de macramè

 

Vem pegar aula para aprender fazer pulseiras e objetos vários em macramê!!!

  



 

Proximamente vamos a marcar um dia fixo para a oficina e, de qualquer jeito, os camaradas que moram na casa e que sabem utilizar essa técnica são sempre disponíveis para ter um curso rápido.





Aqui no Kilombo podem achar produtos em macramê vendidos com nosso logomarca e lembrem-se que comprar artesanato aqui significa nos ajudar em nosso projeto de partilha e liberdade!


P.s.: parabens ao Camarada Bruno que vem do Portugal e mora conosco faz algums dias...ontem Bruno fiz 30 anos!!!!!

mercoledì 17 aprile 2013

arte e pintura na casa...



 


arte e pintura na casa...

O kilombo One Love pretende ser, alem que um lugar dedicado a musica, uma casa de arte: aqui, artistas e artesãos são convidados a criar e expressar-se, com a esperança de que toda a gente queira compartilhar conhecimentos e meios de produção.

 
 Nós fornecemos o espaço e as ferramentas da casa... (aqui na casa tem um inventario dos nossos poderosos médios de produção)
 Com o nosso logo vendemos nosso artesanato e a arte de aqueles que queiram deixar sua mercadoria exposta.
 As receitas de vendas são alocadas da seguinte forma:
2/3 para o artesão
1/3 para o fundo comum
O “artesão por um dia”
O artesão que, concordando, queira dedicar o dia inteiro para a venda de produtos da casa tem o direito de utilizar serviços básicos e os objetos do lar, faz parte de Comida Comum e percebe uma porcentagem das vendas.




Que bom que è pintar na One Love!
Temos um ponto da casa dedicado a pintura e quantos queiram utilizar tintas, telas, pinceles etc.. tem so que falar e deixar um couvert adequado...
Nos estamos organizando para pintar camisas brancas no momento e fornecer o material para os artistas... já fizemos isso em passado aqui na casa e de aqui a pouco vai voltar...
Aqui tem algumas obras feitas na casa por nossos camaradas e amigos artistas e imagens deles trabalhando...